Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Sherlock Holmes no Cinema e Televisão


Criação de Arthur Conan Doyle, que o apresentou ao público no livro "Um Estudo em Vermelho" (1887), Sherlock Holmes ainda hoje é considerado o detetive mais famoso de todos os tempos.


Inúmeras foram as adaptações da obra de Conan Doyle para o cinema. Algumas mais fiéis à obra original, outras nem tanto, apenas apresentando o fantástico detetive como personagem central, no mais das vezes, acompanhado de seu fiel escudeiro, Watson.

Resumidamente, e sem querer exaurir o tema, tivemos no cinema e televisão três momentos marcantes quando tratamos do célebre personagem.

O primeiro deles, com muito sucesso e repercussão, na série de filmes produzidos entre 1939 e 1946, em que os atores britânicos Basil Rathbone e Nigel Bruce interpretaram Holmes e Watson, respectivamente. Para muitos, ainda hoje, os atores que melhor encarnaram os personagens.


Posteriormente, a partir de 1959, com o lançamento de "O Cão dos Barskervilles", pela Hammer, um outro ator britânico acabou se destacando ao viver nas telas o icônico detetive: Peter Cushing (inclusive, sendo muito parecido fisicamente com Basil Rathbone). Entre 1965 e 1968, o ator interpretou o personagem em inúmeros episódios da série "Sherlock Holmes", produzida pela BBC. 
 

Mais recentemente, e também com muito sucesso, o personagem foi revisitado na série de filmes estrelada por Robert Downey Jr., que lhe conferiu uma roupagem bem diferente do original. Um Holmes não tão racional, dado a ironias e lutas corporais contra os vilões. Ainda recentemente, a partir de 2010, tivemos a BBC novamente prestigiando o personagem, com a série "Sherlock" (quatro temporadas), com uma novidade: a história do detetive se passa na Londres contemporânea.


Em síntese, Holmes representa um personagem cativante, responsável por momentos agradáveis, tanto na literatura como no cinema e televisão. Entretenimento de primeira qualidade, sem maiores pretensões.

Com tantos atores brilhantes que o interpretaram, fica difícil decidir, mas qual o seu Holmes preferido? Deixe sua opinião nos comentários!

Para encerrar e você entrar de vez no universo sherlockiano, uma dica. Abaixo, segue link direto para o clássico "Noite Tenebrosa" (1946), em sua versão original em preto e branco (posteriormente se lançou a versão colorizada), onde Holmes e Watson são contratados por uma rica família escocesa para evitar o roubo de uma jóia preciosa, a Estrela da Rodésia. Filme completo e legendado (necessário ativar as legendas):





        Para assistir, clique aqui:  "Noite Tenebrosa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário